Os dígitos comprovam que os brasileiros estão cada vez mais aderindo ao consumo de suplementos alimentares. A indústria não teve recuo em 2016 e o setor conseguiu alcançar R$1,49 bilhão em faturamento, o que representou um crescimento de 10% em relação ao período anterior.
A busca das pessoas por qualidade de vida, saúde e bem-estar, proporciona boas perspectivas para o setor neste ano. Outro fator relevante, conforme pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Por essa razão, também cresce a preocupação com alimentação saudável e nutrição.
Para Synésio Batista da Costa, presidente da Brasnutri – Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais -, todas as categorias de produtos ganham cada vez mais destaque no mercado nacional e o suplemento é negócio promissor. “O setor de suplementos alimentares em breve passará para um novo patamar de desenvolvimento. Estamos com vários projetos em andamento que são considerados importantes para o crescimento do varejo no Brasil. Em 2017, é fundamental continuarmos otimistas em relação ao cenário econômico e acreditarmos que o segmento continuará crescendo”, explica.
Os investimentos em produção, pesquisa e desenvolvimento (P&D) também contribuíram para a boa performance de fechamento do período. As empresas se mobilizam para acompanhar a onda de consumo de alimentos saudáveis e de preparo rápido, tanto que puderam ampliaram seu mix de produtos para o mercado de saúde, bem-estar e fitness.
São diferentes soluções para as pessoas desejam ter uma alimentação saudável. Todo ano, são apresentados lançamentos inovadores para o mercado nacional, como: novos sabores e texturas para as barras de proteína, sobremesas fit, desenvolvimento de novos aromas para o famoso whey protein (proteína do soro o leite), entre outros. Para crescer, a criatividade e eficiência fazem parte do dia a dia dos empresários.
“Para as empresas, o investimento em pesquisa e desenvolvimento é o fator fundamental de diferenciação no mercado. Existe um olhar atento para a inovação e o setor consegue alcançar com êxito as tendências internacionais. Ao oferecer soluções práticas de consumo, o segmento se alinha às expectativas do consumidor, pois em grande parte, podemos observar que cada vez mais o fator tempo tem se tornado relevante com relação às escolhas alimentares das pessoas. O mercado de suplementos se revela um campo fértil de pesquisa e oportunidades comerciais”, declara Synésio.
Sobre a Brasnutri (www.brasnutri.org.br)
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor.