Indústria em movimento
8 DE maio DE 2019 - 8:13

Unisinos e Metal Work se únem para levar a Indústria 4.0 para a sala de aula

Para capacitar novos profissionais alinhados aos conceitos da Indústria 4.0, a Unisinos – Universidade do Vale do Rio do Sinos – assinou um termo de cooperação com a Metal Work, fabricante de produtos para automação industrial, ambas com sede em São Leopoldo/RS.

O acordo prevê o envolvimento direto da empresa nas salas de aula, além de promover a reciclagem de docentes e profissionais já ativos no mercado.

A transferência de conhecimento vai ocorrer por meio de bancadas de treinamento, materiais didáticos e softwares de engenharia, além dos módulos da linha EB80, utilizados na fabricação de máquinas de diversos segmentos, que monitoram, em tempo real, o comportamento de seus componentes, podendo prever falhas e controlar a vida útil dos elementos.

“O mercado está gerando novas soluções a cada dia, enquanto a academia gera soluções aos saltos. Nesse sentido, é importante que haja uma sincronia para que esses saltos sejam aproveitados pela indústria e que na academia sejam ensinados os princípios sobre tecnologias vigentes”, comenta Rodrigo Marques de Figueiredo, coordenador do curso de Engenharia Eletrônica da Unisinos. “Além disso, as pesquisas aplicadas da universidade estarão em sintonia com as necessidades da indústria a partir do momento em que estamos vivendo seu dia a dia”.

Esse já é o segundo movimento de aproximação da Metal Work junto às instituições de ensino para acelerar a transferência de tecnologia da indústria para as salas de aula. Neste mês, a empresa fará a entrega de uma bancada didática para construção de sistemas de manipulação, usando um novo conceito de modularidade e reconfiguração, dessa vez à Escola SENAI Armando de Arruda Pereira, de São Caetano do Sul/SP, com a qual mantém convênio de cooperação há mais mais de três anos.

“A Indústria 4.0 traz uma nova ordem no modelo de se produzir, comercializar e consumir, e isso coloca sob pressão os modelos atuais, inclusive aqueles de formação de novos profissionais. Assim, a cooperação entre a indústria e as instituições deve ser muito próxima, acelerando o acesso às novas tecnologias e, ao mesmo tempo, atualizando e desenvolvendo conteúdos didáticos em tempo  compatível com o que está sendo lançado no mercado”, destaca Hernane Cauduro, diretor da Metal Work.

Sobre a Metal Work – Fundada em 1967 na Itália, a Metal Work está presente em todos os continentes. No Brasil, tem sede no município de São Leopoldo/RS, onde desenvolve produtos customizados para a indústria brasileira e da América Latina. Em seu portfólio, constam mais de 15 mil referências. Entre as principais famílias de produtos, estão: cilindros pneumáticos, elétricos, lineares e rotativos; válvulas pneumáticas e eletroválvulas direcionais, de processo e áreas classificadas; válvulas para segurança em máquinas; elementos para manipulação, pinças, guias lineares; conexões de engate rápido; linha de filtros reguladores para tratamento do ar comprimido; sistemas montados em painéis; e estruturas de máquinas em alumínio, elementos para vácuo.

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.