Entidades em Ação
23 DE março DE 2018 - 18:48

Setor industrial pode ser solução na economia de água

A diretora de relações institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mônica Messenberg, afirma que, atualmente, o segmento industrial é responsável por 28% no Produto Interno Bruto (PIB) e consome 10% da água no Brasil. Ela explica que essa é uma relação de contribuição com a economia.

Na avaliação de Messenberg, a utilização racional de um recurso é essencial para a produção industrial e para a vida na terra. “O setor industrial tem sido parte da solução no que se refere ao reuso, reaproveitamento da água e racionalização do uso. As empresas, em sua grande maioria, já trabalham com esse sentido. Então, o que nós estamos vendo, é que a indústria tem procurado cumprir o seu papel e, com tecnologia e inovação, criar oportunidade para um consumo mais racional”, explica ela.

Em 2017, a produção industrial avançou 2,5%. Além disso, projeções da própria CNI apontam um aumento de 3% do PIB industrial em 2018. Na avaliação do gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da entidade, Davi Bomtenpo, importantes linhas industriais colaboram para esses números, ao passo que procuram, cada vez mais, poupar água nos processos de produção.

“A indústria como um todo está no caminho. A gente pode ver essa questão da indústria automotiva usando 50% a menos de água no seu processo produtivo. Cada vez mais investindo na recirculação,” exemplifica Bomtenpo.

Segundo ele, existem setores com mais de 50% no índice de recirculação de água, investindo também na captação de chuva. “Eu acho que, cada vez mais, esse papel da indústria vem sendo considerado como uma parte da solução desse problema”, comenta.

Fonte: Agência do Rádio MAIS/ Marquezan Araújo (na cobertura do Fórum Mundial da Água)

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.