Análise Econômica, Política & Social
11 DE outubro DE 2018 - 10:02

O inevitável movimento de inovação

Por Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – e da Abipeças – Associação Brasileira da Indústria de Autopeças

O Sindipeças vem desenvolvendo e divulgando a seus associados ações de estímulo à inovação. Com a aceleração das mudanças tecnológicas trazidas pelos conceitos e práticas da indústria 4.0 e pelas rupturas nos hábitos de consumo e na arquitetura dos veículos, esse movimento ganhou velocidade e vigor com o programa Inova Sindipeças. Seu lançamento oficial foi o Inova Day Autopeças, ocorrido em São Paulo, em agosto.

O evento mostrou a necessidade de implantação da cultura de inovação, a possibilidade de negócios com startups e a relevância da capacitação dos colaboradores das empresas do setor para tirar proveito das oportunidades e fazer frente aos desafios dessa nova fase, trabalho para o qual o Instituto Sindipeças de Educação Corporativa oferece extensa gama de programas de treinamento.

A inovação no setor automotivo é fator preponderante para a competitividade geral e, portanto, questão vital. Mais: sem ela, o diferencial competitivo já existente entre o Brasil e outros países poderá se agravar, dificultando a desejada inserção competitiva de nosso setor no mundo e a busca de maior relevância no mercado mundial, que já ultrapassa a produção anual de 97 milhões de veículos.

O Inova Sindipeças mostra caminhos para a implantação da cultura da inovação de forma pragmática.

O objetivo do Sindipeças com essa e com outras ações semelhantes é contribuir para que todos os participantes do setor possam se posicionar perante esse movimento mundial. A inovação se tornou o quarto pilar da competitividade e perpassa hoje os requisitos que vigoravam absolutos até uma década atrás: preço/custo, qualidade e entrega.

As mudanças na mobilidade, em vários aspectos, já estão ocorrendo. Mesmo que demorem mais a chegar ao Brasil, chegarão e provocarão transformações. Precisamos nos preparar para isso e fazer parte desse movimento. O Sindipeças oferece essa plataforma da inovação a seus associados.

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.