Reflexões da Redação
28 DE março DE 2018 - 3:38

IndustriAtividade: dois anos sem anunciantes

Reflexão dos editores do portal

Em meio a notícias de que o país começa a reencontrar o caminho do crescimento, este portal chega ao seu segundo ano de atuação, cumprindo, sem titubear, seu papel de noticiar as atividades, o desenvolvimento e as inovações apresentadas pelas indústrias instaladas no país.

As informações que recebemos diariamente e que publicamos dão conta da volta da esperança do setor industrial, animado pelos últimos resultados da economia: produção em crescimento; juros tendendo a 6,25%; inflação abaixo da meta e melhoria do consumo, entre outros.

Nesta esteira positiva, o portal tem buscado divulgar importantes temas relacionados aos negócios, à empregabilidade, aos investimentos e, também, às dificuldades enfrentadas por empresas dos mais diversos segmentos industriais.

Atentos aos acontecimentos, jamais deixamos de retratar as questões ambientais e de responsabilidade social, divulgando os mais importantes temas que envolvem as empresas e a sociedade, como, por exemplo, o recente Fórum Mundial da Água.

Neste contexto, as questões políticas sempre ocuparam espaço nas nossas reflexões, pois jamais nos conformamos com os males da corrupção e sua influência direta nas decisões dos executivos e dos parlamentares do país.

Dedicado à indústria de transformação e a toda cadeia que envolve o setor, o IndustriAtividade tem publicado matérias, artigos e pesquisas enviadas por assessorias das empresas e das entidades de representação relatando toda sua luta para que o país volte a crescer e a gerar empregos e renda.

Desde o início, o ponto alto do portal tem sido a qualidade do conteúdo jornalístico e a atualidade dos assuntos, o que tem gerado um crescimento na credibilidade e avaliações positivas expressas pelos leitores.

Analisando os números, é possível destacar que nos últimos 12 meses o portal foi visitado por mais de 18 mil usuários únicos, registrando mais de 30 mil pageviews. Além do Brasil, os seguidores são de mais de 60 países dos cinco continentes, de língua portuguesa, inglesa, alemã, espanhola, russa, japonesa e francesa, entre outras. Ou seja, a universalização está garantida.

Entretanto, apesar de todas as manifestações positivas vindas de diferentes setores, o portal até hoje não recebeu o que é mais importante: o retorno publicitário. Isto poderá, em algum momento, inviabilizar o esforço dos editores para mantê-lo ativo.

Até o ano passado, entendíamos as dificuldades enfrentadas pelas empresas, que envolvidas pela crise, reduziram ou cortaram os investimentos em publicidade. Porém, como vimos, para 2018 o astral mudou, e as empresas precisam voltar a anunciar, o que, passados três meses, ainda não aconteceu, ao menos para este portal.

Resta, assim, a fria constatação: mesmo sendo um veículo preocupado com o conteúdo jornalístico sério, com a atualidade dos assuntos e com a transparência em relação aos seus resultados, provavelmente ainda somos considerados novos e pequenos para conquistar o interesse dos anunciantes.

Apesar de tudo, permanecemos na esperança de que, neste ano em que a atividade econômica registra crescimento, as empresas se sensibilizem e voltem os olhos para o IndustriAtividade.

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.