Análise Econômica, Política & Social
28 DE novembro DE 2018 - 15:09

Indústria de máquinas e equipamentos registra crescimento neste ano

Dados da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – apontam que as indústrias do setor registraram faturamento de R$ 65,1 bilhões de janeiro a outubro deste ano, o que representa um crescimento de 7,7% sobre os dez primeiros meses de 2017 e alta de 14,4% sobre outubro do ano passado.

Segundo a entidade, o resultado foi puxado pelo bom desempenho das exportações, que apresentaram elevação de 10,3% no período. Apesar da crise da Argentina, e do recuo dos negócios no Mercosul, as vendas para aos Estados Unidos cresceram 28,8% e para a Europa 44,6%, em função do câmbio favorável.

O consumo aparente da indústria (que exclui as exportações do faturamento e inclui as importações) alcançou R$ 9,6 bilhões em outubro, crescimento de 25,4% em relação a igual mês do ano passado e de 2,6% sobre setembro deste ano.

O presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan, está otimista com o resultado e acredita em uma reação do mercado doméstico no próximo ano. “Estamos vivendo um momento de recuperação e temos a perspectiva de que o Brasil volte e a crescer e atinja uma alta entre 2,5% a 3% no PIB”, disse.

Ainda segundo a ABIMAQ, o setor terminou o mês de outubro com 302,6 mil funcionários, número 4,2% maior que a quantidade de outubro do ano passado e 0,3% acima do resultado verificado no fim de setembro.

Fonte: veículo de imprensa

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.