Análise Econômica, Política & Social
4 DE outubro DE 2019 - 22:05

Faturamento do setor de autopeças cresce 7,9% nos primeiros oito meses do ano

Levantamento mensal do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – aponta que o faturamento líquido nominal do setor de autopeças, no acumulado de janeiro a agosto deste ano, foi 7,9% superior ao registrado em igual período de 2018.

Segundo a entidade, as vendas para montadoras seguiram crescendo, embora com variações mais modestas quando comparadas ao início do ano. Até agosto, registrou-se variação ao redor de 11,0% no acumulado do período e em 12 meses.

O faturamento obtido no mercado de reposição manifestou alta de 6,0% na passagem mensal e interanual e de 6,8% no acumulado em 12 meses.

As vendas intrassetoriais trouxeram queda de 5,0% frente ao mês imediatamente anterior, mas seguiram com resultados expressivos nas demais métricas de comparação.

Embora tenham apresentado variação positiva em relação a julho, as exportações mensuradas em reais e em dólares, seguiram em queda (respectivamente, 13,4% e 5,6%.) quando se toma como base de comparação igual mês do anterior ou o acumulado nos oito primeiros meses do ano.

A pesquisa do Sindipeças mostra também que o emprego apresentou retração pelo sétimo mês consecutivo, variando quase 1% frente a julho/19 e acumulando queda de 3,0% no ano.

A utilização da capacidade instalada em agosto foi de 72%, apenas um ponto percentual inferior à do mês anterior.

Fonte: site do Sindipeças

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.