Análise Econômica, Política & Social
31 DE julho DE 2018 - 19:52

Faturamento da indústria de máquinas e equipamentos cresce 23% em junho

Dados divulgados pela Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – apontam que as indústrias do setor apresentaram vendas de R$ 7,1 bilhões no mês de junho, registrando crescimento de 23% em relação ao mês imediatamente anterior.

Segundo a entidade, esse resultado foi atingido em função das perdas observadas em maio, provocadas pela paralização dos caminhoneiros, permitindo agora uma recuperação dos fabricantes locais de máquinas e equipamentos.

O levantamento apontou também que, no primeiro semestre deste ano, o crescimento no faturamento chegou a 4,3% em relação ao mesmo período de 2017, o que possibilita que o setor mantenha a previsão de crescer cerca de 7% neste ano.

As exportações, praticamente, sustentaram o crescimento das vendas, registrando em junho vendas externas 67,7% superiores a maio. No semestre, o crescimento acumulado das exportações chegou a 16,8% acima do mesmo período do ano passado.

A Abimaq indica que, desde o 2017, o mercado externo tem sido o canal utilizado pelos fabricantes para manter suas atividades, visto que as vendas para o mercado interno apresentou pequena evolução,

As importações de máquinas e equipamento registraram, em junho, crescimento de 15,3% em relação ao mês de maio. Neste primeiro semestre as compras externas cresceram 17,5% sobre o mesmo período do ano passado, mesmo com a desvalorização do Real, que neste ano chegou a 20%.

Segundo a Abimaq, o nível de utilização da capacidade produtiva das indústrias voltou a crescer no mês de junho (3,4%) e chegou a 74,9%. As indústrias enceraram junho com 296 mil pessoas ocupadas, o que representou um pequeno aumento de 0,2% em relação ao mês imediatamente anterior.

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.