Análise Econômica, Política & Social
12 DE fevereiro DE 2018 - 12:45

Automatização trará vantagens para a economia

Um dos temas mais debatidos nos últimos anos é a automação industrial, inserida no contexto da internet das coisas e da inteligência artificial, com outras palavras a famosa indústria 4.0. O conceito, prevê a robotização de parte dos processos industriais, assim como, a implementação de equipamentos que visam auxiliar no aumento constante de produtividade.

Dentro disto, as discussões sobre esta temática, muitas vezes de maneira equivocada, tratam deste irremediável processo como prejudicial para os profissionais do setor industrial brasileiro, incitando o desemprego. No entanto, em uma análise mais coesa sobre o assunto e tendo como base, inclusive, as revoluções industriais anteriores, é possível perceber que a consequência não é esta.

“Ainda temos um longo caminho a trilhar. Indústria 4.0 significa a automação total das empresas, dos processos industriais e de tomadas de decisão em geral, sendo que aquelas bem avançadas ainda não estão 100% neste patamar conceitual. O diferencial de países com empresas mais automatizadas, como a Alemanha, para o Brasil é que eles estão mais abertos a investimentos em tecnologia, por isso estão mais avançados que nós. Porém, isso não quer dizer que não podemos chegar lá, pelo contrário nos dá muita oportunidade de crescimento no Brasil”, diz Mairon Anthero, diretor da subsidiária brasileira da Schunk, empresa familiar alemã, líder em sistemas de garras e tecnologia de fixação.

Fonte: site da Abimaq

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.