Entidades em Ação
15 DE abril DE 2018 - 20:43

Abinee assina documento Dez Princípios do Pacto Global

A Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – assinou o documento Dez Princípios do Pacto Global, relacionado a Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

A iniciativa proposta pela ONU – Organização das Nações Unidas – tem o objetivo de encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. O tema foi apresentado pelo secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, durante reunião na Abinee, realizada em 5 de abril.

Ele destacou a importância do engajamento da Associação em relação aos princípios do Pacto, que “representam uma alavanca de agregação de valor aos negócios e um diferencial competitivo para as empresas”.

O presidente do Conselho da Abinee, Irineu Govêa, ressaltou que as ações adotadas pela Abinee estão alinhadas com a agenda internacional de promoção da sustentabilidade. Segundo ele, essa conduta está exposta no Relatório Anual 2017 da Associação, que congrega as principais atividades realizadas ao longo do ano e que demonstra, de forma inédita, a correlação das atividades da entidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Princípios do Pacto Global da ONU.

Para o diretor de sustentabilidade da Abinee, João Carlos Redondo, diante da representatividade do setor eletroeletrônico, a Associação deve ser protagonista dessa agenda. “Temos que ter um papel ativo de forma a influenciar os associados a se engajarem nesses princípios”, disse.

Com a assinatura do Pacto Global, a Abinee expressa sua intenção de apoiar e difundir tais princípios e a empreender esforços para divulgar publicamente este compromisso junto a funcionários, parceiros, clientes e público em geral.

A Abinee também se compromete a:

– disseminar as iniciativas do Pacto Global e proporcionando aos associados e colaboradores um maior engajamento à esta agenda;
– participar dos grupos temáticos, promovendo o elo entre o Pacto Global e o setor industrial elétrico e eletrônico, contribuindo para o avanço da agenda 2030 da ONU e também o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS;
– compartilhar informações sobre temas relevantes ao setor, exercendo a defesa de seus pleitos e promovendo o desenvolvimento sustentável da indústria elétrica e eletrônica nacional;
– alinhar as ações dos departamentos da Abinee aos ODS, promovendo esta agenda junto aos nossos associados e reforçando publicamente o compromisso com a pauta defendida pelo Pacto Global.

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.