Análise Econômica, Política & Social
18 DE dezembro DE 2019 - 11:46

ABEEólica prevê próximos 10 anos desafiadores

Em 2019, o mercado de energia eólica comemorou 10 anos do primeiro leilão competitivo da fonte no Brasil. Hoje o país já tem mais de 15 GW de capacidade instalada e com previsão de chegar a 22,1 GW em 2025, considerando apenas o que já foi contratado.

“Estamos muitos contentes em saber como serão os próximos 10 anos da fonte eólica”, disse Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica.

“Sabemos que os últimos 10 anos foram virtuosos, com crescimento da fonte em termos de capacidade instalada. Mas os próximos 10 anos serão diferentes, porque a inovação tecnologia está mais rápida e outras fontes estão surgindo”, completou a executiva.

Segundo Elbia, a perspectiva é que a energia eólica continue na liderança da expansão da matriz. No entanto, novos modelos de negócio estão surgindo por conta da evolução tecnológica, como os parques híbridos (solar e eólica) e as usinas offshore.

“Os próximos 10 anos serão desafiadores em termos de buscar novas formas de negócio, mas a certeza que a gente tem é da liderança do setor eólico”, afirmou a executiva.

Fonte: Agência CanalEnergia

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.