Entidades em Ação
1 DE outubro DE 2019 - 18:48

ABAL e Embrapii assinam parceria com IPT para ações de inovação industrial

A ABAL – Associação Brasileira do Alumínio – e a Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – assinaram acordo de parceria de PD&I entre empresas do setor produtivo do alumínio, do setor automobilístico e de transporte, com o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Trata-se de uma ação de inovação industrial de abrangência inédita, uma vez que reúne 14 empresas produtoras e usuárias de alumínio e uma instituição de ponta em competência tecnológica. É também um exemplo de cooperação que trará capacitação e benefícios a segmentos de peso da indústria nacional.

A iniciativa é fruto da Aliança Estratégica firmada, em fevereiro, entre a ABAL e a Embrapii, que designou o IPT, uma de suas Unidades, como executora do projeto. O objetivo é desenvolver um sistema para estudo comparativo de desempenho de juntas de ligas de alumínio em estruturas de veículos automotores e de implementos de transporte. O prazo para a sua execução é estimado em 18 meses.

“O setor automotivo e de transporte é o que mais consome alumínio no mundo. O material é estratégico para termos soluções e veículos mais eficientes”, explica o presidente executivo da ABAL, Milton Rego. “Tenho certeza de que essa parceria será um exemplo e um marco para indústria nacional”.

No evento, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Marcos Vinícius de Souza, lembrou que o desenho de parcerias que colocam lado a lado empresas concorrentes trabalhando em cooperação e com o apoio de uma instituição de tecnologia e inovação como o IPT, é um modelo que o governo de São Paulo aprova e promove. “Projetos de alta complexidade e com múltiplos stakeholders geram resultados inovadores”, ressalta.

Para o presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, as parcerias demonstram a confiança da indústria no trabalho da instituição e vão mobilizar a sua força criativa. “Esse será o principal projeto do IPT nos próximos 18 meses”, garante. “Trata-se de um estudo de grande relevância e que se destaca pelo fato de reunir empresas trabalhando de forma competitiva”, afirma o CEO da Novelis e presidente do Conselho Diretor da ABAL, Tadeu Nardocci.

Empresas participantes do Projeto

Parceiras – Aethra, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Esab, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Hydro Extrusion, Iochpe Maxion, Metalsa, Novelis, Prolind, Randon Implementos e ReciclaBR.

Apoiadoras – Arconic, FSW Brasil e Lord.

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.