Feiras, Cursos & Eventos
10 DE novembro DE 2017 - 17:19

8º Fórum Mundial da Água – 18 a 23 de março – Brasília/DF

O 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 18 a 23 de março de 2018, foi anunciado em Marselha/França, pelo diretor executivo do Fórum, Ricardo Andrade, durante a 63ª reunião do board do Conselho Mundial da Água, entidade internacional que organiza o evento.

Entre as empresas e organizações não governamentais que já confirmaram presença estão Sabesp, Antea Group, Suez e o Consórcio PCJ, Caesb, SOS Mata Atlântica e WWF. Doze países também já garantiram espaço no Fórum, entre eles França, Portugal, China, Marrocos, Japão e Senegal, que sediará a edição seguinte, em 2021.

[atualização] A Coca-Cola, a Nestlé e a BRK Ambiental confirmaram participação no Fórum Mundial e se a outras, que já garantiram 75% de ocupação da área da Feira.

A Expo e a Feira ocuparão uma área de 30 mil m² no Estádio Nacional Mané Garrincha. Além da ocupação dos espaços onde empresas e governos poderão mostrar suas iniciativas para os participantes do Fórum (Expo) e para os visitantes em geral (Feira), Andrade anunciou que 59 mil pessoas de todo o mundo já enviaram suas contribuições para as cerca de 200 sessões de debate programadas.

Maior evento sobre água do mundo, o Fórum vai acontecer pela primeira vez no Hemisfério Sul. São esperados mais de cinco mil participantes de mais de cem países e cinco mil visitantes por dia.

As inscrições para o Fórum foram abertas no dia 26 de outubro e interessados de 23 países já se cadastraram através do site www.worldwaterforum8.org/pt-br

“É a primeira vez que nós estamos convidando o público em geral para participar. Isso traz uma nova visão para o Fórum, muito importante no sentido de abrir o evento para a sociedade”, disse Andrade.

A oitava edição do Fórum trará como novidade a Vila Cidadã, um espaço gratuito e aberto ao público em geral, que contará com arena de debates, exposições, palestras, cinema, artesanato, talk shows e espaço gourmet.

Uma chamada pública está aberta até o dia 04 de dezembro para selecionar 60 iniciativas sociais ligadas a boas práticas no uso da água. Essas experiências irão compor o Mercado de Soluções, um dos espaços da Vila Cidadã. As propostas podem ser enviadas em português, inglês ou espanhol e o resultado da seleção será divulgado em janeiro de 2018.

O 8º Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores do evento foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coréia do Sul, 2015).

 

Serviço
8º Fórum Mundial da Água/8th World Water Forum
Brasília, 18 a 23 de março de 2018
Debates: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Vila Cidadã: Estádio Nacional Mané Garrincha

Mais informações no site www.worldwaterforum8.org/pt-br

NewsLetter

Cadastre-se e receba nossas notícias por e-mail.